quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Cartoon, cartei.


Cartoon, cartei.
por maneco nascimento

Teresina sediou, em 18 de dezembro de 2012, às 20 horas, no Bar do Clube dos Diários, o Piauí Cartoon - I Encontro de Desenhistas do Piauí. Uma agitada noite de desenhistas, cartunistas, humoristas, músicos, amantes da linguagem, parceiros, público afim e a fim de convivência criativa e os curiosos bem vindos. Caricaturas. Quadrinhos. Charges, Cartuns. Tava tudo no programa, de entrada “free!”

Lançamento de livros e revistas de HQ; Presença de grandes desenhistas; Caricatura ao vivo; Exposição Varal de Talentos e o som do Clube do Vinil. Tudo regido no “script” de evento que foi “Um Brinde ao Humor!”.  A organização do Piauí Cartoon esteve às mãos do cartunista Dino Alves e do publicitário Ricardo Torres.  O riso estava de orelha a orelha dos organizadores. Pode-se dizer que as primeiras entradas e bandeiras ao I Encontro de Desenhistas do Piauí foi sucesso garantido em safra criativa.

Entre os amigos que topei em obra e criador, estiveram expondo o publicitário e diretor de arte Sanatiel Costa e o artista plástico, promissor, Lucas Martins. Dino Alves desfilou sua caneta mágica, perfilando o público com seu traço de caricatura ao vivo. Foi uma disputa para ser registrado pela arte do cartunista. Foi prazer e alegria estampada a toda a obra praticada.
(organizador do evento Dino Alves/foto colhida do Diário do Povo do Piauí/Edição Eletrônica)

Rir já faz muito bem, então quando melhor direcionado, causa um efeito envolvente. O Piauí Cartoon – I Encontro de Desenhistas do Piauí, definitivamente, marcou gol de placar em estética, plástica, convivência criativa, interação construtiva e reiteração de relações entre arte e cultura praticadas. Uma boa idéia não perde espaço nunca, amplia limites de integração sociocultural. E essa fecha um ano com muito bom humor. Curada na medida.

Com o apoio da LFG, o Piauí Cartoon – I Encontro de Desenhistas do Piauí não esteve prosa. Fechou a prova dos nove e a aritmética sinaliza que dois + duas idéias dão diversas informações e formação de platéia aos riscos de criar e recriar encontros de dividir a experiência mágica do ato criador à apropriação do público.

Parabéns aos idealizadores. Esse projeto tem pernas longas e corre à frente dos propósitos. Cria a praia, divide a areia e pula as ondas para que avance a novos anos. Sabe ser safo e toda boa arte divide o fogo dos deuses com a humanidade que precisa de lampejo de inteligência, brinde de mortais.
                                                         (arte do cartaz/divulgação)

Piauí Cartoon é carta ouro dentro do jogo. O baralho é de “pedras” do sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário