terça-feira, 13 de novembro de 2012

Brinquedo de humor


Brinquedo de humor
por maneco nascimento
Nem sempre o humor está atrelado ao talento “nato”. Alguns piadistas enveredam pela coragem de fazer humor, não é sempre que acertam. A linguagem de fazer rir, às vezes, pode ser um brinquedo perigoso. Há o diverso da manifestação, o humor negro, o de mal gosto, o politicamente incorreto, o discriminatório e preconceituoso, etc.,
Mas há, em todos os aspectos do apelo ao fazer riso e entretenimento, uma pecha de defesa de quem defende sua prática do bom humor. Há quem diga que perde o amigo, mas nunca a piada. A Aristóteles é atribuída a máxima de queo homem é o único animal que ri de si mesmo”. Assim, a piada e seu humorista arrastam séquitos à religião do gargarejo.
Fazer humor é sucesso garantido no Brasil, que é um país, por excelência, bem humorado e de força criativa rica do histriônico e risível premeditado. Humor inteligente é tarefa para poucos, os que alcançam a cereja do “drink”. Mas há exemplos desse bom humor na publicidade, no cinema, na tevê, na literatura, na música,  no cotidiano brasileiro da piada pronta.
Às vezes alguém derrapa na maionese estragada e ai faz muito feio. E ai será hora de pagar a conta. Um jornalista da cidade perdeu a chance de ser só profissional da mídia. Como letrista de samba, tentou ser engraçado e não deu muito certo.
A Justiça do Piauí condenou o carnavalesco José Marques (Zé Marx) a pagar uma multa no valor de três mil reais de indenização por danos morais, à família da estudante Fernanda Lages.  Em fevereiro deste ano, o cantor compôs e divulgou nas redes sociais, uma marchinha que faz alusão ao caso Fernanda Lages. A família da estudante, Fernanda Lages, que foi encontrada morta em um canteiro de obras, em agosto de 2011, processou o carnavalesco por danos morais e injúria. Para o advogado da família, Lucas Villa, a atitude de José Marques representa falta de respeito para com a família e os amigos da estudante." (www.vooz.com.br/notícia/Publicado em 12/11/2012 às 15h50)
Já tratei desse assunto, à época, em texto chamado “Você abusou...” em que usei assunto da mídia. "O Portal Vooz publicou matéria, hoje, com a manchete: ‘Uma marchinha divulgada na quinta-feira (16) está gerando polêmica nas redes sociais e até mesmo fora dela. A marchinha que faz alusão ao caso Fernanda Lages, foi criada pelo carnavalesco José Marques (Zemarx).’” (www.vooz.com.br/publicado em 17/02/2012, às 15h16)
Àqueles dias de fevereiro deste, internautas se manifestaram sobre o que o dublê de sambista estava tentando fazer. Publicada no facebook, a paródia intitulada “Marchinha da Fernanda Lages”, criou espécie, tanto que acabou em processo condenatório. Entre os manifestantes, colhidos do facebook, do músico e ilustrativos da matéria atual sobre a condenação, tem-se:
 “Retratos do Piauí – ‘Rpz, achei isso de muito mal gosto, vc devia retirar, não se brinca com uma tragédia dessas.’ Há 4 horas 1”; “Alex Carvalho – ‘Zemarx meu brother isso não foi legal.’ Há 4 horas 1”; “Marcos de Oliveira – ‘Mesmo contendo um pouco de humor negro isso pode ajudar para q esse crime não caia no esquecimento.’ Há 4 horas”  e “Clerys Derys Derys – ‘# não foi engraçado José Marques Zemarx’” (Justiça condena compositor Zé Marx.../www.vooz.com.br/Publicado em 12/11/2012 às 15h50)
A publicação negativa levou o rapaz a recuar, mas já era tarde demais. O estrago já estava feito e as redes sociais, ao preço da vaidade, são armadilhas fatais.
Após a publicação no facebook e percebendo a repercussão negativa de sua postagem, José Marques retirou a postagem do dia (16/02) e publicou a marchinha, modificada, nesta sexta-feira(17). José Marques substituiu o nome de Fernanda, por “Maria” e disse ainda que qualquer semelhança era mera coincidência.” (www.vooz.com.br/publicado em 17/02/2012, às 15h16)
O moral dessa história, que acabou mal, é que não se deve mexer com o que está quieto e quando trata de honra, moral e silêncio dedicado aos mortos, é bem melhor não cometer injúrias, mesmo querendo exercitar o engraçado, porque corre-se o risco de perder muito + que um amigo.
E humor, assim como qualquer aptidão inata, não ficou mesmo para todo mundo. Senão o mundo seria uma piada e nem tudo precisa ser jocoso. Lição aprendida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário