sábado, 27 de outubro de 2012

Nesse outubro rosa


 Nesse outubro rosa
por maneco nascimento

Lembrar de alguém da área artística não é muito difícil, especialmente quando é alguém que manteve o brilho da arte enquanto pode. Então que se lembre do(a) artista, mesmo o(a) que teve que fazer a passagem súbita, como um cometa em nova rota estelar. O tempo, estelar e o metafísico, não é necessariamente igual ao tempo pragmático da ciência da razão. 

Mulheres cuidem de seu peito forte, porque também são mães e dão vida aos filhos quando os parem, ou os tomam para si. Amigas do peito incondicionalmente. Então + cuidado com a saúde também. Olhem seu próprio corpo, toquem-se e sintam-se à vontade para descobrirem se está tudo legal.

Dentro de si mesma,/um amor tão grande guarda você/e a quer bem./Uma boa vida,/sempre com saúde,/viva também. Cuide-se bem!” (texto de maneco nascimento para jingle de campanha, local, de combate ao câncer de mama. música de roraima)

Sempre que desaparece uma mulher vítima de câncer de mama, a notícia nos pega com a surpresa estarrecida de que não se consegue vencer esse mal desnecessário. A indesejada sempre nos vem, também, como correio da má notícia, registrar em seu obituário + alguma mãe que foi vencida pelo câncer de mama.

(atriz baiana Regina Dourado/foto: divulgação)

Dessa vez, nesse 27 de outubro de 2012, morre + uma mulher, uma grande atriz brasileira, da Bahia de todos os Santos. Brilhou em telenovelas, séries de televisão, cinema e, naturalmente, no teatro, terra comum de todo bom artista da cena nacional. Regina Dourado, com sua força de atriz porreta desse nordeste brasileiro disse a que veio e, quando parte, deixa saudade.

[RIO DE JANEIRO - A atriz Regina Dourado, que lutava contra um câncer de mama, morreu na manhã deste sábado (27), no hospital Português da Bahia, em Salvador. Nascida em 22 de agosto de 1953, em Irecê, na Bahia, a artista iniciou a carreira aos 15 anos na Companhia Baiana de Comédias. Nesta época, ela também estudava canto e dança. Sua estreia na televisão foi em 1978, com o especial “A Morte e A Morte de Quincas Berro D’água”. Desde então, Regina participou de grandes novelas como “Roque Santeiro”, “Renascer”, “Tropicaliente” e “Explode Coração”.] (entretenimento.br.msn.com/atualizado: 27/10/2012/Por Famosidades)

Quem mantém memória da televisão brasileira e assistiu a série “Lampião e Maria Bonita” (Globo), estrelada por Nelson Xavier e Tânia Alves, deve se lembrar da cena de embate entre Maria Bonita e Joana Bezerra, uma mulher “coiteira”, seu desafeto. 

Regina viveu uma personagem que despertou ciúme em Maria Bonita. Esta por sua vez deu uma lição para nunca + ser esquecida a “uma cabrona”, sua rival, que desafiou a mulher deCapitão Virgulino. Joana Bezerra perdeu a orelha, numa cena forte e emblemática.Saudades de Regina Dourado.

[Diagnóstica com câncer de mama em 2003, a artista lutou contra a doença e foi submetida a duas intervenções cirúrgicas para a retirada do primeiro nódulo na mama direita. Porém, o tumor voltou mais agressivo e atriz teve de ser operada pela segunda vez. No dia 23 de outubro, o irmão da atriz, Oscar Dourado, contou a situação delicada pela qual Regina estava passando. “Minha irmã está sedada e com poucos momentos de lucidez. O quadro dela é irreversível. É um momento muito difícil, mas estamos ao lado dela para que sinta que é muito amada. Por isso, estamos aqui para dar carinho”, falou ao jornal baiano “A Tarde”.] (Idem)

Avós, Mães, Filhas, Netas, sobrinhas, primas, enteadas, amigas, mulheres não deixem que a doença as pegue de surpresa. Amigas dos seus e dos outros, porque solidárias, sejam também amigas de si mesmas, já que do peito. Previnam-se!

Nesse outubro rosa, + uma mãe, mulher e dona de fartas tetas, ao milagre da vida, perdeu a batalha para o câncer de mama. Em não podendo vencê-lo sempre, se pode correr na frente do susto e se proteger com consultas e exames médicos regulares, auto-exames e muita vontade de viver +.

A prevenção ainda é o melhor remédio.Que o peito acolhedor de Deus acolha em paz e sossego a atriz, deusa vencida pelo tempo dos mortais. Paz, Regina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário