quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Temporada de Dança


 Temporada de Dança
por maneco nascimento

Com efeito, acima das diferenças que separam um quadro de um hino, uma sinfonia de uma tragédia, há neles um elemento criador que os faz girar no mesmo universo. Uma tela, uma escultura, uma dança são, à sua maneira, poemas. E essa maneira não é muito diferente da do poema feito de palavras. A diversidade das artes não impede sua unidade. Ao contrário, destaca-a. [...] O artista é criador de imagens: poeta.” (Paz, Octávio. O arco e a lira IN Reinaldo, Lilásia Chaves de Arêa Leão. A poesia moderna de H. Dobal. Teresina: UFPI, 2008. 184p.) 

Do gancho de Octávio Paz para as licenças poéticas, da criação, que perpassam o subjetivismo aliado ao objetivo técnico criativo, em que o diverso das artes detém, intrinsecamente, a unidade criadora do fazer artístico. 

A partir de imagens, sons, corpo e movimento, palavras em laboratório de reinvenção da imagem criada à recepção pública, é que a unidade da arte em seu matiz lingüístico se faz obra também pela dança e sons de fora, ou de dentro do corpo que fala. E quando o assunto é dança, está aberta a temporada de dança na cidade.

O 16º. Festival de Dança de Teresina começa hoje, 12, e vai até dia 15 de setembro, com poesia sob signos dançados, no palco do Theatro 4 de Setembro. No início da noite de hoje, a partir das 18 horas, em abertura do evento se poderá conferir “Enamorados”, última peça (estreada recentemente) do repertório, do Balé da Cidade de Teresina.

("Enamorados" - BCT, com coreografia de Ricardo Sheir/foto: Victor Gabriel)

Às 19 horas, será montada uma mesa redonda com a participação do júri do Festival, Marisa Pivetta, Henry Camargo, Érika Novachi e Toshie Kobayashi. A discussão, livre e aberta aos artistas e artífices da dança de Teresina, será sobre os caminhos dessa linguagem, no âmbito local e nacional.

Quando a hora competitiva chegar, a partir de amanhã, 13, até dia 15 de setembro, as academias, grupos, cias., oficinas, escolas formais e (in)formais estarão se representando em franca concorrência nas categorias infantil, juvenil e adulto. Num leque diverso de falas do corpo, os estilos livres, duos, trios, conjuntos, solos, avançados, contemporâneos, clássicos, clássicos livres, de rua, populares, dança/teatro. Um corpus de dança experimentado.

As oficinas oferecidas pelo Festival também ocorrem no Theatro 4 de Setembro, de 12 a 16 do corrente. Henry Camargo estará à frente do curso de Dança Contemporânea, das 9h às 12h30. Vindo da Cia. Kahal, educador físico com pesquisas nas áreas de dança contemporânea, jazz e street dance.

O curso de Jazz, das 10h30 às 12h, será ministrado por Érika Novachi, expoente de lyrikal jazz no cenário nacional da dança e uma das diretoras do Congresso de Jazz Dance no Brasil. Professora, bailarina e coreógrafa de Lyrikal Jazz desde 1995. 

A, já cativa da cidade, coreógrafa Toshie Kobayashi ministra oficina de Balé Clássico, das 9h às 10h30. De currículo invejável, é diretora e professora da Escola de Ballet Toshie Kobayashi, ex-professora da Escola Municipal de Bailados de São Paulo e membro da Royal Academy of Dancing de Londres. É formadora de grandes nomes da dança no Brasil.

Assim como na poesia, que é preciso apreender palavras no jogo da licença poética, na dança também há o aprendizado facilitador da arte de dançar. O FestDança de Teresina faz-se vitrine das manifestações locais e amplia intercâmbios e troca de conhecimentos e vivências particulares para unidade de estética em linguagem da dança.

Bailarinos, coreógrafos, dançarinos, artistas da dança e das formas articuladas do corpo,vindos dos + diversos locais se encontram em Teresina e dançam pra gente ver. Todo mundo se encontra no mesmo mote, dança.

Mostram seu exemplo e prática de laboratórios aplicados: Teresina; Marituba (PA); Timon (MA); Regeneração (PI); Buriti dos Montes (PI); Fortaleza (CE); Belém do Pará; Monsenhor Gil (PI); Castelo do Piauí; Cajazeiras (PB); Simplício Mendes (PI); São Luis do Curu (CE); Luís Correia (PI); Esperantina (PI); Acopiara (CE); Parnaíba (PI); Conceição do Canindé (PI) e Parnamirim (RN).

Será tempo de pura poesia em corpos empertigados e energia concentrada para brilho da arte do corpo e movimento facilitados. Está aberta a temporada de dança, agora é cabeça, tronco e membros, mente e espírito poético em mímesis da própria vida investigada. 

E, nessa onda do FestDança de Teresina, só não dança quem não quer, mesmo que só espectador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário