domingo, 26 de agosto de 2012

Direitos e Deveres


Direitos e Deveres
por maneco nascimento

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Piauí – SATED – PI abre parceria com o SATED – CE e promove a palestra “Direitos e Deveres do Artista – Entendendo a Legislação” que será proferida dia 31 de agosto de 2012, das 18 às 20 horas, na cidade de Teresina.

Direitos e Deveres do Artista: Entendendo a Legislação terá como comunicador o ator, diretor e promotor cultural, Oscar Roney (CE) e a mediadora da conversa franca será Lari Sales (PI). O objetivo do encontro será abrir esclarecimentos sobre direitos e deveres que envolvem a contratação de Profissionais Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões, de acordo com a Lei No. 6.533, de 24 de maio de 1978 e Decreto No. 82.385, de 5 de outubro de 1978.

O evento que está inserido nas comemorações do Dia do Artista, 24 de agosto, também celebra, em 2012, os 34 anos da Regulamentação Profissional de Artistas e Técnicos. A Legislação do Artista (24 de maio de 1978) cria garantias aos trabalhadores da cultura acerca de direitos e deveres e especifica as peculiaridades dessa classe profissional.

Na oportunidade serão esclarecidos pontos sobre registro profissional, contratação pela prestação de serviços, jornada de trabalho, rescisão contratual, direitos autorais e conexos, infrações e autuações e como a lei define o perfil deste profissional no mercado cultural.

Esta ação do SATED Piauí em parceria com SATED Ceará busca conscientizar a classe artística piauiense sobre a legislação e seus desdobramentos que envolvem o mercado de trabalho dos artistas. Também busca estimular a realização de seminários, palestras e eventos direcionados à temática.

O ator, diretor de teatro e promotor cultural Oscar Roney, artista com vasta experiência no mercado de trabalho cearense, é também referência vindo de um estado em que há um grande avanço de absorção do profissional da cultura, não só na televisão e cinema, como também no trânsito natural de consumo do produto artístico de espetáculos de diversões naquela cidade exportadora de bons resultados.

Direitos e Deveres do Artista – Entendendo a Legislação”, dia 31 de agosto de 2012, das 18 às 20 horas, na cidade de Teresina. As inscrições estão sendo realizadas no SATED – PI, Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro. Informações pelos telefones, 3222 7100/9948 0176 ou pelo email: satedpiaui@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário