sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Arte em setembro


Arte em setembro
por maneco nascimento

Quando entrar setembro, a boa nova que vai andar nos campos da noite cultural do Bar dos Clubes dos Diários será da pecha de Heloisa Cristina. De 4 a 30 de setembro de 2012, a Galeria Livre do BCD receberá a Exposição de Pintura sobre Metal, “O Mundo Cênico”.

A artista plástica Helô Cristina presta homenagem ao aniversário do Theatro 4 de Setembro, com início em data emblemática que leva o nome da Casa de espetáculos, e justifica o nome da exposição já que  templo do teatro e seu mundo de arte conspirada.

Helô Cristina, com formação acadêmica em Belas Artes pela UFES e também na FAAP, em São Paulo, acumula graduação em Artes Plásticas (Educação Artística) pela UFPI, tendo desempenhado aptidão como professora na UFPI e IFPI e em alguns colégios da rede privada de Teresina

Helô mantém trânsito saudável no movimento artístico das cênicas e artes visuais. Desenvolveu, ao longo de sua carreira produtiva, variações criativas de cenografia e figurinos, na área de teatro, e diversas exposições individuais e coletivas, no campo do pictórico.

Também realizou, com aprendizes de feiticeira, algumas exposições coletivas que tiveram local de expiação pública a Galeria do Clube dos Diários, entre outros espaços.

Nessa homenagem que presta à cidade, ao Theatro 4 de Setembro e ao universo das artes cênicas não poderia ser nomeada de forma melhor. “O Mundo Cênico” trará, naturalmente, a verve criativa e cheia de particularidades das tintas da artista.

À exposição trabalhada, o diverso de seu olhar acerca desse tema. Aplicará a artista resultados desde o tradicional de tintas e pincéis sobre tela até instalações que envolverão imagens sobre metal, luzes de velas, et all.

Conhecida por suas incursões, em algum momento da carreira, como criadora de pierrôs e colombinas muito expressivos, Helô também soube reinventar-se e ampliar o caleidoscópio ao exercício das tintas. 

Manteve em portfólio algumas passagens por releituras de imagens de santos e reprodução de retratos de amigos, vide Wilson Costa e Francisco Pellé, entre outros, que já serviram de modelo, inspiração e objeto de curiosidade em exposição pública.
                                                        (obra de Helô Cristina/divulgação)

“O Mundo Cênico”, de 4 a 30 de setembro de 2012, na Galeria Livre do Bar do Clube dos Diários, é ver pra crer. A boa nova desse setembro será conferir o frescor dessa investida de Helô Cristina, nas aquecidas horas da cidade e no burburinho dos fins de tarde e noites culturais do BCD. 

A artista sabe do que colheu no laboratório que irá apresentar, cabe à cidade interessada conferir o trigo e centeio separado do joio em campos de pincéis manipulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário