quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Arte bancária


 Arte bancária
por maneco nascimento

O Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí realizou nos dias 24, 25, 27 e 28 de agosto de 2012, no Espaço Cultural “Osório Junior” e Bar do Clube dos Diários, a partir das 19 horas, a 1ª. Mostra de Arte Bancária do Piauí. 

Os destaques seriam para música, teatro, dança, literatura, artesanato, fotografia e artes plásticas. Divulgar o trabalho artístico do bancário e bancária sindicalizados, ativos e aposentados, de seus dependentes, bem como comercializar o produto confeccionado.

Na prática realizada, exposição artesanal em bordados, rendas (guardanapos, panos de prato, etc.); confecção de bolsas femininas; taxidermia; declamação de poesia; música, teatro, humor e dança.

Nos dias em que concorreram à Mostra Bancária, a arte se fez viva através do ato artístico e se finalizou ao bem do propósito de reunir profissionais da área, amigos, colegas de trabalho, público curioso e frequentadores assíduos do Bar do Clube dos Diários. A abertura, 24 de agosto, foi regada a ritmados sons da Banda “Regaplanta”. Show!
 
(arte Banda Regaplanta/divulgação)



As atividades culturais continuaram dia 25 de agosto (sábado) e, no dia 27 (segunda feira), conferiu-se trechos do solo “Estudo sobre o corpo/224”, de Valdemar Santos; poemas recitados por dona Emília, bancária aposentada, da cidade de Floriano e + show de humor, música, causos e poesias populares, conduzidos pelo performer Zé Benedito. 

Na última noite, 28 de agosto, Dia do Bancário, o gran finale da Mostra contou com o humor do bancário aposentado, Deusdeth Nunes – o Garrincha, distribuição de prêmios, através de sorteios e, como a noite estava aquecida com validade até que se esgotasse todo o planejado à 1ª. Mostra Bancária do Piauí, a hora do show com a “Validuaté” cresceu o espaço do “Osório Junior”. 

E foi só felicidade de tietes e seguidores da Banda da terra + cheia de charme do pop local. O Vale, do até que se cumpra toda a noite, foi um mar de interação confirmada. A festa valeu cada sorriso e música acompanhada.

Válida até para quem deixou de ir conferir, a 1ª. Mostra Bancária do Piauí cumpriu seu papel de boa idéia e marcou data em calendário. O Sindicato da categoria achou o caminho das pedras ao facilitar interação e integrar artistas que, ora bancários, também sabem de música, poesia e da confraternização conspirada no universo da cultura flexibilizada. 
 
(arte da 1a. Mostra de Arte Bancária do Piauí/divulgação)


Não só de números, dígitos, transferências, contas, contratos, investimentos, aplicações, caixas, dinheiro, entradas e saídas, pagamentos efetuados, das horas trabalhadas, filas a serem debeladas, cotidiano de bancos, entendem os bancários. De outra arte entendem +. Também sabem interagir cultura.

A primeira iniciativa levada ao Espaço Cultural “Osório Junior”/Bar do Clube dos Diários rendeu dividendos de arte e cultura. E, juros que, numa nova empreitada, o investimento e aplicações artísticas e culturais hão de render novos empreendimentos, para bancos de dados e memórias do fomento à cultura da e à classe bancária sensibilizada. 

Aberto o caixa da ação e fechado o balanço dos resultados, os bancários estão no lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário