segunda-feira, 9 de julho de 2012

Teresina, capital do Teatro


Teresina, capital do Teatro
por maneco nascimento

Teresina prepara-se para receber, na segunda semana de agosto, de 6 a 11, os espetáculos selecionados ao 19º. Concurso Nacional de Monólogos “Ana Maria Rêgo” – Prêmio Adalmir Miranda em + uma edição da cultura dos palcos, cenas, luzes e dramaturgias distintas e tão próximas do exercício primitivo do fingimento e mímesis da realidade afetiva reinventada.

Ao completar 19 anos, o “Ana Maria Rêgo” já facilitou intercâmbios e interagiu dramaturgias do Oiapoque ao Chuí, das cenas. Quem ainda não visitou esse grande encontro nacional, ainda planeja ou já está de malas prontas para dividir experiências do teatro brasileiro nos palcos de Teresina, capital do Teatro.

Depois de avaliar + de 30 montagens, para ser + exato, 31 inscrições e observar desenhos diversos para o ato de encenar, a partir de espetáculos vindos de todo canto do país, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, através da comissão de seleção,definiu as dramaturgias que serão vistas pelo público teresinense, convidados, amigos e concorrentes.

As montagens poderão ser conferidas nos palcos do Teatro do Boi, Theatro 4 de Setembro e Teatro Municipal João Paulo II, nas primeiras entradas de agosto, durante o aniversário da cidade. Na abertura do evento, dia 06 de agosto, numa segunda feira, o espetáculo convidado “Sobre Anjos e Grilos”, de Porto Alegre – RS, com Débora Finocchiaro.

Quando começar a disputa pelo primeiro lugar, no páreo de concorrência, estarão se desdobrando em tônus e vigor à encenação, dia 07/08/2012, “Aurora Boreal”, de Mossoró – RN, com Dionízio do Apodi e “Azulejo Branco”, de Fortaleza – CE, com Gabriel Matos. 

Dia 08/08/2012, “Sala, Quarto, Cozinha, Banheiro e Outros Lugares Menos Cômodos”, do Rio de Janeiro – RJ, com Andréa Cevidanes; dia 09/08/2012, “Primeiro Amor”, de São Luis, do Maranhão, com Raphael Brito; dia 10/08/2012, “Apareceu a Margarida”, de Belo Horizonte – MG, com Michelle Ferreira. 

E, para fechar o Ana Maria Rêgo”, na noite de premiação e homenagens, o espetáculo“Álvaro de Campos em Pessoa”, de Teresina – PI, baseado na obra heterônima de Fernando Pessoa. Na cena o ator, diretor e intérprete do espetáculo, Adalmir Miranda que, nesse ano é o homenageado especial e o prêmio do Concurso leva seu nome.

19 anos do Concurso Nacional de Monólogos Ana Maria Rêgo dá um livro da cena brasileira em que grandes intérpretes, diretores, iluminadores, encenadores, pesquisadores musicais e dramaturgos já deram o ar de sua graça e compareceram com toda força e energia que só a dramaturgia encenada é capaz de proporcionar.

Que venha o 19º. Concurso Nacional de Monólogos “Ana Maria Rêgo” – Prêmio Adalmir Miranda. A Capital Nacional do Teatro é aqui e quem bebe dessa fonte nunca + esquece a geografia de luzes e palcos dessa cena fomentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário