sábado, 9 de junho de 2012

Recitais itinerantes


Recitais itinerantes
por maneco nascimento

 O feriado de 7 de junho (Corpus Christi) foi de agenda para recital erudito e popular, no palco do Teatro Municipal João Paulo II, com entrada franca. O Projeto Violão Itinerante, da pasta da Orquestra de Violões de Teresina, começou a percorrer a cidade com seus arranjos para seis cordas e assentará arte musicada em vários pontos culturais da aldeia. Na última quinta feira, os prodígios do violão visitaram o bairro Dirceu Arcoverde
(recital da OVT/foto: divulgação)

Numa noite de música do cancioneiro brasileiro e peças eruditas outras para encanto do público, o recital de cordas da Orquestra de Violões preencheu o João Paulo II com brilho e virtuose. A partir das 18 horas, o palco do João Paulo ficou pequeno às sonoridades delicadas. 

Esse projeto de iniciação ao violão, pensado à práxis em bairros da cidade, tem prospectado novas cordas e dedos ágeis aos sons e tons da nossa bossa e outras nossas canções dedilhadas, para confirmar a Teresina musical que o exercício dessa linguagem nos possibilitou.

O Projeto Violão na Escola, mantido pela Prefeitura de Teresina, através da FMC, absorve a clientela estudantil da rede municipal de ensino e oferece aulas gratuitas de musicalização pelo violão. A Orquestra de Vilões é filha desse Projeto que atua em 23 escolas dos quatro cantos de Teresina e contempla + de 600 aluno (a)s. Orquestra escola, é composta por estudantes que se destacam no projeto e por seus professores.

A diretriz do Violão na Escola é facilitar música a estudantes, de forma que melhore o desempenho intelectual, desperte vocações e descubra novos talentos. Também está no ritmo das cordas a promoção da inclusão social de crianças e adolescentes dos bairros e gerar mercado a artista do eixo musical.

O músico André Pereira responde pela coordenação do Projeto e Felipe Vilarinho, músico e violonista, é professor do Violão na Escola e ensaiador e regente da Orquestra. Vilarinho, durante dois anos, foi instrutor de uma das turmas da Oficina de iniciação ao violão do Teatro João Paulo II. Essa agremiação de arte e cultura expandida já assimilou um dos alunos da turma do João Paulo, e dessa forma, vai ampliando o número de novos agentes das cordas do velho violão.

Noite de prazeres escolhidos para quem sabe entender as melodias extraídas de um bom violão. Se para os novos músicos é sempre bom saber tocar um instrumento, para o público é ótimo poder ouvir sonoridades de rara beleza do cancioneiro musical pelas seis cordas multiplicadas pela Orquestra de Violões de Teresina.
                                                                                                              (Idem)

Teresina é +!

Nenhum comentário:

Postar um comentário