quinta-feira, 17 de maio de 2012

Festejado Boca


Festejado Boca
por maneco nascimento

A noite do dia 16 de maio último, no Espaço Cultural “Osório Júnior” foi o bicho. Era data marcada de reabertura do Projeto Boca da Noite à versão 2012. E de quebra havia a antecipada comemoração do Dia Internacional de Combate à Homofobia. A FUNDAC em parceria com o Grupo Matizes – Pela livre expressão sexual, deram o show da noite esperada.
E para Dia de combate às intolerâncias, toda a cidade que insiste que nasceu para ser super e bacana deu seu ar da graça do livre e da diversidade. O tema da noite, “Teresina é de todas as diversidades”, acompanhou essa onda de "combate pra gente ver" que percorre o mundo e tem data emblemática nesse 17 de maio. A bandeira de luta ao diverso do arco-íris à convivência plena, aplicada ao direito social a todo cidadão, esteve e permanece rente ao prêmio da boa conquista.

A data 17 de maio foi escolhida como simbólica, porque em 1990 a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) ao aprovar e oficializar a retirada do Código 302, não só a denominaçãoHomossexualismo”, da Classificação Internacional de Doenças - CID, mas ao declarar, oficialmente, quea homossexualidade não constitui doença, nem distúrbioquebrou a hegemonia técnico-científica de classificação determinista à livre orientação sexual das pessoas.

A mobilização internacional de combate à homofobia ganha expansão natural e o Movimento LGBTT Mundial está presente onde quer que seja necessário atrair atenção sócio-política de proteção e confirmação de direitos individuais no coletivo social. E o Grupo Matizes também faz seu papel na cidade e, nesse primeiroBoca da Noite”, de 2012, esteve onde deveria estar, na Festa de Combate à Homofobia.

A Festa sua, nossa e de quem quis estar, contou com a cota de artistas piauienses, que tocaram e cantaram músicas na repercussão temática da noite. Gomes Brasil, James Brito, Fátima Castelo Branco, Roraima, Edvaldo Nascimento, Jorjão e Darlene foram uma nota (so)nora ao Festejado Boca especial.

Quem perdeu aquela noite sabe o gostinho de ausente. E ficará na expectativa das próximas edições doBoca da Noiteque deve vir quente fervendo. A cidade merece, o artista precisa estar no circuito de demonstração de sua arte e a noite do centro de Teresina permanece viva.
Quanto ao Dia Mundial de Combate à Homofobia e abertura do Projeto vespertino das quartas feiras, no Espaço Cultural “Osório Jr.” só quem por lá esteve sabe o que é bom ouvir o som de um bom instrumento para vozes, tons e matizes do diverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário