terça-feira, 8 de maio de 2012

Águas sujas


Águas sujas
por maneco nascimento

JOGADA ENSAIADA/Numa tentativa de minimizar o desgaste causado aos seus governadores pelos respingos do esquema de Carlinhos Cachoeira, dirigentes do PSDB e do PT negociam a aprovação de um requerimento único, em tom ameno, para levar à CPI os governadores Marconi Perillo (PSDB - GO), Agnelo Queiroz (PT – DF) e Sérgio Cabral (PMDB – RJ). O objetivo, afirma um dos artífices da proposta, é promover uma sessão que se pareça mais com uma audiência pública do que com um depoimento, evitando constrangimentos ao trio. A estratégia já foi colocada na mesa e só não prosperou porque o PMDB, por enquanto, resiste à idéia.” (Painel /Nacional/meionorte.Teresina, 07/05/2012, A/6)

Preparar uma pizza de proporções da fome de justiça nacional parece não ser tarefa difícil. Basta juntar a farinha certa do mesmo saco, uma generosa pitada de malícia e todo o molejo dos preparadores da massa, recheada de ingredientes selecionados, para ser dado o ponto e levada a forno brando, de calor convincente, para não desagradar a opinião pública. A água já, de boa fórmula, bem suja e desliza de roldão Cachoeira abaixo.

Da coluna do Cláudio Humberto, informação necessária: “INCONTROLÁVEL/O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB - PE) afirmou estar esperançoso sobre a CPI mista que investiga os esquemas de Carlos Cachoeira: ‘É uma tarefa quase impossível o governo controlar essa CPI.’” (Claudio Humberto/Geral/08/05/2012, A/10)

Instalada a CPI Mista que investiga os esquemas de águas extensas de Carlos Cachoeira e seu grupo de sustentação, o alvoroço causado pelos meandros de envolvimento de autoridades políticas de toda estirpe e empresas e seus empresários, poderosos-chefes, as informações vão ganhando força e, mesmo que varie sobre o velho mesmo ponto de outras tentativas de Comissões Parlamentares de Inquérito, esta parece que fará um barulhinho para circo diferente.

E as novidades são risíveis porque o Brasil, bem humorado, tem das suas. E notícias trágicas são sobre a seca no nordeste e a cheia no norte, mas desdobramentos da CPI devem ficar na galeria da piada e ironias refinadas.

NÃO DIGAM.../Apontado como informante de Cachoeira, o delegado Deuselino Valadares, que foi flagrado usando carro do grupo, ligou para o comando da PF em 7 de março para reclamar do bloqueio de suas contas.//...QUE NÃO AVISEI/Com voz de choro, ele reclama: ‘Bloquearam minha conta, meu salário. Tenho dois filhos pra criar. Estão querendo me fazer virar bandido. Se for fazer eu virar bandido, vou virar bandido. Vou ter que assaltar na rua pra dar comida pros meus filhos’” (Painel/ Nacional/meionorte.Teresina,08.05.2012/A/8)

Esquemas fortalecidos envolvendo política e até policial federal confirma a margem de pés encharcados das águas desse mundão de benefícios e corpos lavados pelas redes de relações lucrativas de Cachoeira e contratos armados a concretos lucros.

A Delta Construções usou dos serviços do grupo do contraventor Carlinhos Cachoeira para monitorar as investigações de superfaturamento em uma das mais importantes obras da empresa no Estado do Rio de Janeiro: a construção da nova sede do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo mostram o araponga Idalberto Matias Araújo, o Dadá, dando informações ao então diretor da empresa no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, sobre processo do Tribunal de Contas da União (TCU) que apurava sobrepreços e pagamentos em duplicidade na empreitada.” (estadão.com.br/por Alfredo Junqueira, Enviado Especial/Brasília, Atualizado: 8/5/2012 3:05)

A “mis-èn-scene”, do Congresso de investigadores e investigados, de mostra , esconde, delibera, arrasta, protege, denuncia, acessa inquéritos do Supremo acerca das ligações do bicheiro C. Cachoeira com parlamentares, ganha espaço na mídia e vira o espetáculo que precisa ser visto pelo povo brasileiro.

A briga pelos holofotes é de selva disputada. Os trabalhos da CPI Mista estão de ventanias em portos amarelados de surpresas que parecem merecer esquecimento de quem manteve alguma ligação lucrativa, mas perigosa com os senhores das construções de apropriação indébita de recursos públicos.

“'Aquele outro negócio que você me pediu está bem adiantado. Aquele instituto lá do Rio de Janeiro, que estava no TCU, entendeu? E aí o pessoal foi lá e buscou', diz Dadá, em escuta de 9 de agosto do ano passado. 'Ah, entendi. Pois é. Dá notícia daquilo lá. Aquilo é muito importante da gente saber', responde Abreu. O diálogo entre o araponga e o executivo da Delta ocorreu uma semana após a divulgação das conclusões de uma investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) que apontava pagamentos irregulares na segunda fase da obra. Segundo o relatório de auditoria anual de contas da CGU (n.º 201108819), houve um sobrepreço de R$ 23,5 milhões nos valores pagos à Delta. Também foi constatada uma cobrança em duplicidade avaliada em R$ 3,4 milhões.”(estadão.com.br/por Alfredo Junqueira, Enviado Especial/Brasília, Atualizado: 8/5/2012 3:05)

Como se vê muito + água suja deve passar por baixo dessa ponte de interesses escusos e determinantes de eleições viciadas, caixinhas de futuros negócios e enriquecimento ilícito às costas e custas do trabalhador honesto brasileiro que vê seu esforço e imposto pago transformados em firmas privadas de esquemas de poder variante entre o planalto central e estados federados com seus governos e legendas espertas.

Que fim terá essa massa cuidadosamente preparada para atender + a interesses políticos que anseios e curiosidade de justiça para olhos do coletivo nacional.

Quem souber a resposta será rei limpo em terras de águas em queda súbita de segredos tidos como jamais revelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário