quinta-feira, 26 de abril de 2012

Oralidade e Humanismo


Oralidade e Humanismo
por maneco nascimento

A ilustração do semeador. "1 Logo depois disso, andava Jesus de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e iam com ele os doze,/2 bem como algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios./ 3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens./ 4 Ora, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: (...)” (Lucas cap. 8, vrs. 1 a 4)

A noite do dia 25 de abril, a partir das 19h, no Theatro 4 de Setembro, foi de audiência e recepção curiosa às palavras de Frei Betto. Vindo a Teresina, através da editora Quimera e a Revista Revestrés, o pensador brasileiro trouxe, em sua bagagem de bom ouvinte e sábio leitor, palavras cheias de clareza e nenhuma petulância para homem das letras.
(Galeria de livros - Frei Betto/freibetto.org)

Escritor do diverso de leituras tem, entre tantas obras, “Militantes do Reino – Catecismo Popular”; “hotel Brasil”; “O Mistério das cabeças degoladas” (romance); “Batismo de Sangue”; “A Menina e o Elefante”; “Talita Abre A Porta dos Evangelhos”; “Contra Versões” - Emir Sader/F. Betto; “Os dois irmãos”; “Diálogos Criativos” – Domenico De Masi/F. Betto; “Cotidiano e Mistério”; “Calendário do Poder”; “O amor fecunda o universo – Ecologia e Espiritualidade” – Marcelo Barros/F. Betto; “Sobre a Esperança – Diálogos” – F. Betto/Mário Sérgio Cortella; “Das Catacumbas – cartas da prisão 1969 – 1971; “a Mosca azul”; “Alfabetto – Autobiografia escolar”.
(Galeria de livros - Frei Betto/freibetto.org)

Escritor, militante, religioso, pensador, humanista e homem simples, Carlos Alberto Libânio Christo, de postura política a esse brasilzão de muitas fronteiras e cercados largos, é também das fileiras da Teologia da Libertação com trânsito muito eficaz em movimentos pastorais e sociais. E, no governo Lula, durante sete anos, esteve à frente de uma assessoria especial do príncipe metalúrgico e presidente outra bossa. Também foi coordenador de Mobilização do Programa Fome Zero.

Em Teresina, numa conversa concorrida, apresentou falas ricas de experiências e vida observada. Falou sobre política e literatura e encheu a platéia de orgulho e prazer contagiantes. “Leia sempre. Escrever é para quem gosta. Leia sempre, seja o que for. Quem lê não perde tempo.” (Frei Betto, durante encontro com Teresina, no Theatro 4 de Setembro, 25/04/2012)

(Galeria de livros - Frei Betto/freibetto.org)

Nas rodadas de perguntas, falou sobre equívocos da Lei da Anistia que beneficia torturados e torturadoresOs assassinos nunca foram torturados.” Segundo o pensador, a Lei é uma aberração jurídica. Também acrescentou como sendo outro equívoco criar-se aproximação das forças armadas de hoje e a daquela da época da ditadura.

(Galeria de livros - Frei Betto/freibetto.org)

Direitos humanos, comissão da verdade, “O Brasil tem o direito de saber sobre os que foram mortos e desapareceram.” Segundo o autor, a ditadura brasileira foi a + longa, + de vinte anos, comparando com a da argentina e chilena. Os arquivos militares devem ser abertos e trazer luz sobre o obscuro dessa memória militar daquela época (grifo meu).

(Galeria de livros - Frei Betto/freibetto.org)

Questionado sobre pseudo-partidos da esquerda brasileira, diplomaticamente respondeu que na política de partidos nacional há bons e maus políticos. “A questão é que é preciso ter uma reforma política (...) existem partidos de aluguel (...) nem todo político é corrupto, nem todo padre é honesto.” (Idem)
(Galeria de livros - Frei Betto/freibetto.org)

Falou também sobre o amor, a verdade e sobre senso crítico quando questionado sobre sua postura política acerca da própria igreja. “O verdadeiro atributo do amor é a verdade. Quando a gente ama, quer o bem do outro e deve ser crítico (...) a crítica não é para detoná-la, mas para melhorá-la (...)” (Idem). Justificou o Frei que o amor à igreja o mantém na igreja para criticá-la e melhorá-la.

Celibato, casamento na igreja primitiva, AIDS e preservativo. Controvérsias da moral religiosa católica? Postura que foi ganhando força ao longo dos anos. Lembrou trechos bíblicos em que a participação de mulheres confirma uma convivência natural, sem a moral que transforma os representantes de cristo, posteriores da igreja primitiva, em homens sem companheira pelo casamento. Daí, Lucas, cap. 8, vers. 1 et all.

Sobre o Fome Zero e o Bolsa Família apresentou uma diferença substancial para o primeiro que atacaria em muitos flancos de recuperação social e o segundo em que o dinheiro mensal, sem uma fiscalização e ou efeito + eficaz não impediria que fosse criadadeformidade de função ou dependência” (grifo meu).
 (Galeria de livros - Frei Betto/freibetto.org)

Par o articulista há a necessidade premente de se criar programas sociais para tirar as pessoas da pobreza, pois enquanto houver desigualdade social, concentração de terras e de renda haverá devastação ambiental, preconceito, fome, violência.

Capitalismo e Karl Marx também foram indispensáveis na conversa. E disse aos jovens que lessem o manifesto comunista, absorvessem criticamente a literatura marxista. E que o deus do capitalismo não poderia ser o mesmo Deus da Teologia da Libertação, de Jesus Cristo, Marx, nem o dele, Frei Betto.

Diplomático, desarmado, contemporizador para não criar desvio do interesse literário e político e não ser panfletário, integralmente simples, bom ouvinte e muito próximo do audiente. Frei Betto é o cara sem alarde de vaidade.
(Frei Betto/foto: Paulo Giandalia/AE)

Esse é o Brasil que o país precisaria viver, o da práxis político-social que passe por Frei Betto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário