quarta-feira, 18 de abril de 2012

Exército musical


Exército musical
por maneco nascimento

Em comemoração ao Dia do Exército, a Semana Alusiva à data de 19 de abril tem marcado a pauta musical na cidade de Teresina. A Banda do 25º. BC, ou melhor, “a Banda da Guarnição do Exército, mais conhecida como Banda do 25º. BC”, como esclarece o oficial músico o Tenente Mazeías, espalhou a cor de seu som nos bairros Mocambinho e Dirceu Arcoverde.

Dia 16 de abril, na Praça dos Correios, no Mocambinho, essa Banda fez um belo show só interrompido pela chuva que caiu àquela noite. No dia 17 de abril, a pauta foi o Bairro Dirceu Arcoverde que recebeu os militares músicos em noite de grande estilo. A performance deu-se na porta do Teatro Municipal João Paulo II.

A Banda, com histórico de nascimento para 16 de abril de 1918, tem na sua composição de elenco atual a arte de 38 músicos aos diversos instrumentos.

O Repertório, segundo o Tenente Mazeías, varia de marchas militares, peças sinfônicas, sucessos populares nacionais e estrangeiros, clássicos, românticos, sertanejos, etc. Entre os autores instrumentalizados, Tchaikovski e Beethoven.

Para a apresentação reservada ao Dirceu Arcoverde o público conferiu uma fina e diversa pauta a todos os gostos. MPB, pop, grandes musicais, homenagem ao Gonzagão e, ao final, um pout-pourri de Roberto Carlos.

Na execução de regência, um trio da parada se dividiu nos serviços de condução de uma hora e meia de música afinada. Os músicos regentes, os oficiais Tenente Mazeías; Subtenente Edmar e o Subtenente Gildson.

Pela pancada militar a efeitos musicais, às portas do Teatro João Paulo II, houve todo tipo de passagem de público. O que chegou e sentou, o que passou e parou, o que ouviu e encostou, o que soube e não faltou e todo aquele que não perde uma boa parada musical.

E por tratar-se de Banda militar, então compôs-se a platéia de amigos, familiares, amantes das peças sonoras e o fiel ouvido de quem sabe escutar um bom instrumento.

O show band começou às 18h30m, preencheu de beleza concentrada em sons e música ao público do Dirceu e seguiu o “mètier” de estratégia artística planejada pelo comando daquela guarnição do exército brasileiro, localizada no centro norte da cidade bem musical.

A Semana Alusiva ao Dia do Exército será encerrada na manhã do dia 19 de abril a partir das 9h30m, na praça em frente ao 25º. Batalhão de Caçadores.

Quem não ouviu, nem viu sons e movimentos da Banda do 25º. BC, na noitinha do dia 17 de abril de 2012, só perdeu o prazer de uma presença rara e de excelência musical em afinada ação de metais, sopros e demais instrumentos que essa Banda encanta.

Se rara a oportunidade, também cara, mas de “breve” prazer gratuito, a musicalidade ofertada. Parabéns a quem teve a feliz idéia de trazer ao bairro Dirceu Arcoverde o som da terra que atende pelo nome de Banda do 25º. BC.

Som pancada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário