terça-feira, 24 de abril de 2012

"Bença, padrin..."



“Bença, padrin...”
por maneco nascimento

Em terra de coronéis quem não é “cumpadre”, afilhado, meeiro obediente, cachorro abanando o rabo contente, eleitor fiel ou “cumadre” para o serviço de adoçar o café com leite “apojado” das primeiras horas do curral doméstico, com certeza será a caça predileta, ou o saliente que levará uma coça para aprender a lição.

Licença poética e a crítica dos costumes retratados na literatura de 30, ciclos do cacau, do cangaço, fanatismo religioso e outras letras tão expressas, são memórias da longa volta que o mundinho brasileiro e do nordeste macho, sim senhor, dá para voltar ao mesmo ponto da terra redonda e cheia de donos.

Em meio à banalidade da violência urbana e seus desdobramentos espelhares do sertão ao mar, ou do mar ao sertão, novas velhas notícias encharcam as páginas policiais das manchas noticiosas, ou ganham contornos de bem e mal em outros medias. O portal vooz publicou notícia com lide que expressa o mundo real de nossa contemporaneidade:

“‘Jornalista Décio Sá é executado com seis tirose no corpo da matéria
(Jornalista maranhense Décio Sá/foto:divulgação)
 
A Polícia Federal deve auxiliar os homens da Polícia Civil do Estado do Maranhão nas investigações do assassinato do jornalista e blogueiro Décio Sá (...) Federais devem atuar em conjunto com os civis nas investigações, para determinar o autor e o mentor do crime (...) Já se tem informação de que a arma utilizada para o crime foi uma pistola 0.40 de uso exclusivo da polícia Civil e Militar.” (www.vooz.com.br/Policia/Publicado em 24/04/2012 às 08h19 Atualizada às 10:37)

Mexer com vespeiro e não ter um anti-alérgico, em potencial, pode acabar em virulenta reação alérgica e morte certa:

O delegado Gutemberg Carvalho Rêgo em seu plantão, ainda de madrugada, declarou: ‘Acreditamos que tenha sido crime por encomenda, até pelo próprio calibre da arma, que é calibre 40, privativo da polícia. O fato de a pessoa ter agido com o apoio de outra, ter entrado até o fundo do bar, ido ao banheiro, esperado ele retornar e disparar contra a vítima seis tiros, sem dar chance dele escapar, tudo isso indica de que o crime tenha sido premeditado’”.(Idem)
 (Jornalista maranhense Décio Sá, assassinado brutalmente/foto:divulgação)
 


Da matéria original, do jornal maranhense O Imparcial, que gerou assunto ao vooz tem-se:

Na noite desta segunda- feira (23), Décio Sá, jornalista e blogueiro do Maranhão, foi assassinado no bar Estrela D´Alva, localizado na Avenida Litorânea, em São Luís- MA. O acontecido ocorreu por volta das 23h30. Em seu blog, Décio foi o jornalista que mais repercutiu a suposta ligação de políticos e autoridades maranhenses no caso Fernanda Lages (...) Décio Sá se formou na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além de O Estado, jornal que trabalha como repórter de política há quase uma década, também foi repórter de O Imparcial.” (O Imparcial In www.vooz.com.br/Policia/Publicado em 24/04/2012 às 08h19 Atualizada às 10:37)

Há algo de muito podre no reino, cercanias e terras prometidas aos pares, não seriam párias? Não, herdeiros de coronéis brasileiros. Jaquetas largas e costas quentes não parecem ter sido o “métier” de Décio Sá. Só + um jornalista que parece ter “metido o bedelho” em cumbuca de ouro, garimpado das velhas tradições hereditárias.

Não se brinca com fogo, porque a arma é quente e, nessa realidade, não sobra felicidade ao bicho caçado.

Quem acreditar em milagre, agora, e tiver provado da descrença de São Tomé, outrora, talvez alimente fé em dispersar essa cortina de fumaça que encobre o pântano da obscuridade plantada ao circunstancial das provas garimpadas no labirinto sem Ariadne, nem novelo de salvação. A estudante Fernanda Lages parece que também incomoda na outra margem do rio Parnaíba.
(fonte fotos: Geral/caso fernanda lages/reportagem especial - 04/09/2011 às 17:02h: 180graus)

Décio Sá era repórter do jornal O Estado do Maranhão. No seu blog pessoal, colecionava milhares de acessos e algumas polêmicas pelo estilo crítico dos seus textos e dos assuntos que explorava. Ele dedicava o trabalho a cobrir a política estadual. Durante a carreira ganhou a simpatia de muitos e a antipatia de outros tantos.” (O Imparcial In www.vooz.com.br/Policia/Publicado em 24/04/2012 às 08h19 Atualizada às 10:37)

No mundo real da fabulosa herança coroneica, quem quiser que conte outro ponto. Porque quem conta um conto, no desvio do histórico, se não pede a “bença”, desaba no obscuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário