quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Para macacos e espelhos

Para macacos e espelhos
por maneco nascimento
O abc do Harém chega ao autoral. Depois de investir em autores piauienses (Chico Pereira da Silva, Gomes Campos e Benjamin Santos), nacionais (Plínio Marcos) e internacionais (Garcia Lorca), agora é a hora e a vez da augusta matraca morder aos seus e aos outros. Na apresentação da primeira montagem autoral à linguagem da comédia, terra conhecida do grupo, vai o melhor esforço do teatro de propósitos.
(cartaz "Macacos me mordam - A comédia"/acervo harém de teatro)

Macacos me mordam – A comédia” tem previsão de estréia entre os dias 26 a 28 de janeiro de 2012, no Theatro 4 de Setembro, às 20 horas, abrindo temporada para o ano em curso. A companhia de teatro que apresenta, no histórico, 18 montagens do diverso da cena, em 26 anos de carreira, resolveu abrir-se à primeira experiência de construção autoral que, naturalmente, deve enveredar pela graça do histriônico muito experimentado.
Para discurso do grupo, a nova montagem refletirá sobre os processos de criações anteriores e que, na linha de pesquisa, buscauma linguagem própria para desenvolver o seu primeiro trabalho autoral, enveredando mais uma vez pelo humor e procurando se aprofundar na sátira”, palavras do diretor e dramaturgo de cena, Arimatan Martins, que dessa feita também fará as vezes de ator. Um mergulho no popular, sem queda na pieguice, completa o artista.
Macacos me mordam – A comédiafará um “picknick no front” dos grandes momentos da história artística e científica, na tentativa de gerar uma explicação à origem e evolução do homem e da comédia, apreende-se do release. A peça, para curso de dramaturgia aplicada, desenrola-se em capítulos que vão mostrando alguns momentos da grande descoberta, a Evolução das Espécies, de Charles Darwin.
Para Francisco Pellé, que também integra o exercício cênico, o mote será apresentar um evolutivo dos primeiros macacos até as divas de Hollywood”. Será o Harém no uso da própria experiência e maturidade do fazer teatral. “Macacos me mordam conta a história, que agora evoluiu no seu jeito de se contar”, completa Pellé.
(cartaz "Macacos me mordam - A comédia"/acervo harém de teatro)
No elenco deMacacos me mordam – a Comédia”, ganha-se o reforço de cena com Fernando Freitas, Francisco de Castro, Kiko Moreira e Emanuel Andrade. A estréia deve acontecer no Theatro 4 de Setembro, às 20 horas, e a concorrência à bilheteria terá que custear o ingresso ao preço de 20 reais, a inteira, e 10 reais a meia entrada.
(cartaz "Macacos me mordam - A comédia"/acervo harém de teatro)
Como atribuem a Aristóteles que “o homem é o único animal que ri de si mesmo”, então que o espelho, sem sombras de dúvidas, reflita a própria espécie em auto-gracejo.

Que afiem dentes os macacos, porque o tempo deverá fechar-se ao riso e entretenimento quando a hora chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário