sábado, 26 de novembro de 2011

Violões in Concert

Violões in Concert
por maneco nascimento
O Projeto Violão na Escola, realizado pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, pautou música e melodias concentradas no palco do Teatro Municipal João Paulo II, a partir das 19 horas, do dia 25 de novembro de 2011, com refinado repertório da Orquestra de Violões.
Projeto coordenado pelo músico André de Sousa, concretiza-se como arte final na Orquestra de Violões (orquestra escola) composta por aluno (a)s que se destacam na prática de formação e por professores que os orientam nas aulas realizadas.
(André de Sousa - coordenador Projeto Violão na Escola/foto: divulgação)
A Orquestra nasce do Projeto de Violão na Escola, iniciativa que atende aluno (a)s da rede pública de ensino municipal, a partir de aulas gratuitas de musicalização através do violão. Com 23 escolas atualmente assistidas pelo Projeto, em todas as regiões de Teresina, beneficia 600 aluno (a)s numa prática coletiva de ensino de violão e teoria musical.
 O repertório de violões “in concert” à apresentação do dia 25 de novembro variou do clássico ao popular, períodos e estilos. Os violões orquestrados choraram melodias de Mozart, Pixinguinha, Gonzagão, Villa Lobos e Beatles, entre outros.
(Orquestra de Violões de Teresina/foto: divulgação)
Um belo Concerto de cordas mágicas para aliviar ouvidos surdos e cansados de sons envelhecidos e de burburinhos gastos das sonoridades do mundo mass media e suas indústrias culturais da contemporaneidade com audição comprometida.
As cordas falaram + e muito do tudo que se pode conseguir de um bom violão. Dos baiões de Luiz Gonzaga, enfileiraram melodias de João Pernambuco, Assis Santos, Beatles e sua belaEleanor Rigby”, Mozart, Tchaikovsky, Bizet e sua quenteCarmem” e, fechando com chave preciosa o Concerto, ouviu-se prazerosamente os afro-sambas de Baden Power, com “Berimbau” e “Canto de Ossanhanas mãos e dedos dos menestréis da Orquestra.
O regente da Orquestra, F. Vilarinho, aproveitou a oportunidade para apresentar os professores que assistem aos aprendizes das cordas e confirmou que os resultados prospectados têm força em crianças, adolescentes e jovens que recebem formação e são, naturalmente, alçados à escala profissional.
(Felipe Vilarinho - regente da Orquestra de Violões de Teresina/foto: divulgação)
A Orquestra de Violões de Teresina vibrou cordas e cifras delineadas por compositores e arranjadores e deixou sinal sonoro de que a música que se toca na cidade também toca aos novos músicos-criadores que a cidade lança no mercado cultural.
uma boa novidade acenando arte e cultura na pauta musical da cidade e este sinal de novidade atende pelo nome de Orquestra de Violões. Em suas cordas de aço e virtuose humana impõe-se à Teresina para que a cidade aprenda como é bom ver e ouvir tocar um instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário