sábado, 8 de outubro de 2011

Francisco!

Francisco!
por maneco nascimento
(São Francisco de Assis/imagem publicação: www.angelfire.com/ar2/jcarthur/sfco.htm)
Teresina realiza a cada ano, no dia 04 de outubro, na Frei Serafim, do percurso do edifício Paulo VI até a igreja de São Benedito, a procissão e missa em louvor ao “mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos”, São Francisco de Assis. Também no bairro Monte Castelo, zona sul e Dirceu Arcoverde, zona sudeste, onde há igrejas em homenagem ao Santo, ocorre essa manifestação de fé coletiva, sempre no cair da tarde.
Francisco de Assis, ao ser proclamado padroeiro da Itália também recebeu reconhecimento oficial de o + santo dos italianos pelo Papa Pio XII, em 1939. Esse italianinho arretado, nascido filho de um rico comerciante de tecido, em 04 de outubro de 1181(1182), foi boêmio, combatente pelo papa no Exército de Gualtieri de Brienne até ter um encontrão com Deus.
Quando em Spoleto obteve a revelação que o fez saltar para a ordem do Pai, passou a trabalhar em dedicação aos pobres e doentes. Em sua fé manifestada ouviu de Cristo “Francisco restaura minha casa decadente”. Compreendeu que deveria restaurar a igrejinha de São Damião e vendeu as mercadorias da loja de seu pai que, furioso, o deserdou.
 Destituído então de obrigações com a vida da burguesia, renunciou do mundo de apegos materiais e abraçou definitivamente a vida religiosa, “unindo-se à Irmã Pobreza”. Responsável pelo surgimento da Ordem dos Frades Menores, autorizada pelo papa Inocêncio III, fez um trabalho voltado ao próximo que cresceu tanto pelas províncias italianas até se estender à Inglaterra.
Francisco e onze companheiros eram pregadores itinerantes e agregadores de novos adeptos. A sede da Ordem Franciscana, na capela de Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, próxima a cidade de Assis, ficou pequena e foi aberto outro convento em Bolonha. Em 1212 fundou com sua fiel amiga, Santa Clara de Assis, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas, a segunda Ordem Franciscana.


Sua confirmação de devoção irresoluta de fé, dedicação aos pobres e prova de desapego também fisico ganharam prova de passaporte a santo. O status de fenômeno do diferencial deu-se quando ao pregar no Monte Alverne, nos Apeninos, em 1224, apareceram em Francisco as cinco chagas de Cristo.
Dois anos após ser possibilitado com a “estigmatização” no corpo, grande fonte de fraqueza física, o poeta, amante da natureza e autor do cântico “Irmão sol” encontra-se com o imponderável. Desliga-se da matéria já bastante cansada. Deixa órfãos os filhos de Francisco.
 Da Itália e extensões das fronteiras da fé franciscana chega-se à devoção brasileira a São Francisco das Chagas que arrasta multidões aos municípios cearenses de Juazeiro e Canindé. Numa daquelas cidades, o imaginário popular atribui milagres ao São Francisco das Chagas do Canindé.
Teresina, considerada um das cidades + católicas do Brasil, também está no circuito natural do santo e devoção chegados com as caravelas e europa católicas. Filho d’Itália, terra de tronco comum linguístico com Portugal, expandiu-se do latim solidário para fé nordestina do português brasileiro aqui exercitado.
Nas terras áridas, de pouca água, igualdade de direitos escamoteada e justiça ensaiada para herdeiros de colonizadores, só o fervor religioso traz um diferencial de simplicidade, apelo ao divino e esperança em dias melhores com intervenção dos Céus.
É nesse ambiente de crença até questionável, mas nunca sujeita à classificação de ceticismo oficial que Teresina reitera, a cada ano, sua fé ao Santo padroeiro dos pobres e dos animais e, em devoção respeitosa, se reúne para caminhada pelo aniversário de nascimento de Francisco.
Pelo menos 7 mil pessoas entre jovens, crianças, adultos, idosos, com muletas, bengalas, cadeiras de rodas, bebês de colo, devotos, religiosos, curiosos e comerciantes fizeram coro a São Francisco de Assis, das Chagas, do Canindé e do Brasil, nação de maior população católica da América Latina.
Francisco! Espelho de humildade cristã, nunca foi sacerdote oficial das escalas vaticanas, mas impôs-se, segundo interpretação sensível de Pio XII, como o + santo dos italianos. Ao criar sua própria ordem sacerdócia da Palavra do Messias, continua no memorial coletivo como referência de ilibada postura de amor ao próximo em nome do Pai. Salve, Francisco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário