sexta-feira, 21 de outubro de 2011

15º Festival de Dança

15º Festival de Dança
por maneco nascimento

Aberta a temporada do 15º Festival de Dança de Teresina, dia 19, às 19 horas, no Palácio da Música. Agora, o tempo se fecha em dias de dança e a cidade se expande em oficinas, workshops, e as grandes apresentações que começaram nos fins de tarde e entraram na noite, do dia 20 de outubro, no palco do Theatro 4 de Setembro, e seguem em temporada nos dias 21, 22 e 23 de outubro.

(Balé da Cidade/foto: divulgação)

Na noite de abertura do
15º FestDança, o coordenador de Dança, Helly Batista e a Presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Laurenice França, em saudação aos convidados , confirmaram o orgulho e satisfação de receber Mariza Pivetta, representante do Passo de Arte, que nesse ano completa 20 anos de realização, e do Youth América Grand Prix Brasil; Toshie Kobayashi; Caio Nunes; Ricardo Scheir e Ivan Grande, editor da Revista Dança Brasil.

A expert em dança Toshie Kobayashi, em suas falas, comentou o prazer em voltar mais uma vez ao Piauí e que, ao olhar no mapa do Brasil à procura desse estado se questionou, nos primeiros momentos, se haveria talentos de dança aqui. E, após acompanhar edições do Festival e olhar o desempenho de bailarinos da cidade, confirma queo Piauí tem sim talentos e tenho certeza que vou encontrar novos nessa nova oportunidade”, finalizou.

Mariza Pivetta, também reiterando a alegria de retornar ao Piauí, apontou que, nesse ano, o Passo de Dança completa vinte anos e que, desde a primeira edição, o Piauí esteve presente fazendo parte da história do concurso. E acrescentou que as respostas de dança que se finalizam nos festivais e, que dentre alguns testemunhou a ação de bailarinos piauienses, ocorrem porque os resultados passam pelaaula de base, pela política de basepara a dança.

Na parte cultural da noite
, houve a apresentação da Companhia Vem Dançar , coreografias para linguagem de Zouk de Kleo di Santis, com os bailarinos Sílvia Kelly, Liana Ginle e Kleo di Santis. Em seguida, o Balé da Cidade de Teresina apresentou a coreografiaEu sou assim”, coreógrafo Márcio Gomes.


(Balé da Cidade, em aniversário de 18 anos/foto: divulgação)

Há 18 anos mantido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundção Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o Balé da Cidade vem desenvolvendo sua marca e memória para a dança de Teresina com uma referência inquestionável e, para esse número montado pelo coreógrafo M. Gomes, facilitou ao corpo de baile, a partir de repertório do cancioneiro popular brasileiro, um refinado ato criativo com as músicas Como nossos pais” e “Travessia”.

Uma noite que abriu o dia seguinte à maratona do FestDança de Teresina veio confirmar a tradição de fomento à linguagem de corpos falantes e, como reiterou Laurenice França, o Festival não só faz parte da cultura das cênicas da cidade, como também, nesta edição, alargou, para mais integração, as fronteiras de âmbito nacional ao receber concorrentes do Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará, Sergipe, e também internacional ao receber convidados cubanos.

(XV FESTDANÇA de Teresina/foto:divulgação)

Até o dia 23 de outubro mais de oitocentos bailarinos estarão mostrando que a dança se faz com corpo, energia, talento e criatividade à toda cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário