sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Olhares da cidade


Olhares da cidade
por maneco nascimento

Está aberta a temporada aos olhares de fotógrafos da cidade em clicks expostos. O XVI Salão de Fotografia de Teresina – ano Antonio Quaresma, aberto às 19 horas do dia 22 de setembro de 2011, na Casa da Cultura, traz uma imagem do momento e produtos fotográficos que Teresina gerou.
 (Quaresma: homenageado e Josy Brito: coordenadora do Salão/foto: acervo cidadeverde.com)


Com exposições na Casa da Cultura, Palácio da Música e Bar do Clube dos Diários dá-se um ponta-pé à nova partida de jogos do diverso de imagens e um pedal de estímulo aos clicadores e mágicos da luz e sombras.

(foto divulgação/acervo Salão de Fotografia de Teresina)

Na Casa da Cultura, se pode conferir as exposições dos selecionados e premiados, a das fotógrafas, a do homenageado desta edição e a do alemão em registro de identidades na América. A Galeria de Arte Lucílio de Albuquerque absorve os concorrentes selecionados e premiados.

Na categoria Ensaios Fotográficos, concorreram Brito Junior: “Alma de Vaqueiro”(fotos em cores); Maurício Pokemon: “Brasil mostra tua cara” (em p/b e em cores); Paulo Barros: “Janelas” (em cores); Aureliano Muller: “Encontro dos Vaqueiros no Vale do Sambito” (em cores); Edi 
Vasconcelos: “Terra de Santa Cruz” (em cores) e Lunara Marques: “Févor” (em preto e branco).

As temáticas aproximadas dos Ensaios, fé, religiosidade, manifestação rural e identidade social. Flagrantes distintos e iguais. O homem e sua hora, sua memória e sua história. Os premiados, Paulo Barros, com “Janelas”, que ficou com 1º. Lugar. Maurício Pokemon levou a Menção Honrosa comBrasil mostra tua cara”.

A categoria Individual concedeu o prêmio 1º. Lugar de Melhor Fotografia a Eduardo Marchão, com a imagemModernismo?” (em preto e branco). A Menção Honrosa ficou com Apócrifos” (em p/b). A categoria Novas Mídias premiou com o 1º. Lugar Danilo de Medeiros. Sua obraUm dia de Folga”.

Para o homenageado deste ano, Antonio Quaresma, a coordenação do Salão reservou a Sala da Pinacoteca da Casa da Cultura. O olhar de Quaresma, numa qualidade de quem aprendeu a ver um mundo de novidades através das lentes, apresenta fotogramas coloridos, abstratos, bananeiras, new yorks, tempo e identidades. Uma lente apurada.

No Varandão da Casa da Cultura duas exposições disputam sensibilidade e tino fotográfico para todos os olhares de recepção, “Fotógrafas” e “América”. A Exposição Fotógrafas reúne quatro mulheres e quatro lentes se encontrando com a profissão. Cada artista expõe suas visões em flagrante congelado.

Margareth Margoh Leite nos revela as peçasSem Título” (em cores). Yala Sena, registros em cores paraMeu Caro Amigo”; “Vivendo em Guarita” e “O Balanço da Caçamba”. Kátia Barbosa capturou quatro olhares para Sem Título” (em p/b) e Amana Dias Cavalcanti apresenta, em cores, “Microsaliência”; “Boi” e “Perspectiva Teatral”. O que as fotógrafas têm em comum, uma câmera, um instante transformado em idéia registrado e talento laborado.

A outra exposição que avança pelo Varandão da Casa da Cultura éAmérica”, de Jünger Heinemann. Um puto e concentrado olho para imagens em preto e branco em que capta cotidianos rurais e urbanos de glebas da América latina. Uma luz, um enquadramento e um mágico encanto de convencer pelo recorte de vidas depurado. 

Ciência e arte atomizados para registro da posteridade é o que se pode conferir nas exposições que preenchem os espaços da Casa da Cultura de Teresina e outros pontos da cidade, durante o XVI Salão de Fotografia de Teresina – ano Antonio Quaresma.
 (Quaresma: homenageado/ foto: acervo cidadeverde.com)


Aos amantes, curiosos, amadores e profissionais da fotografia acorrei, as exposições em memórias de fotogramas ao XVI Salão de Fotografia de Teresina ficarão em cartaz de 22 de setembro a 22 de outubro de 2011, das 8 da manhã até às 18 horas. Uma agenda cultural para não ser desprezada.
(foto divulgação/acervo anos anteriores Salão de Fotografia de Teresina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário