sábado, 18 de junho de 2011

Quermerse junina

por maneco nascimento
O dia 17 de junho de 2011 marcou o III Arraiá São João Paulo II, na Praça Aberta do Teatro João Paulo. A noite foi temperada com expressivas manifestações do culto ao popular, ao cultural, à culinária e à arte para folguedos reanimados.

A partir das 18 horas e 30 minutos, o público pode conferir uma diversidade dentro do mesmo mote da tradição. O primeiro número da noite, atração convidada, veio da Escola de Dança do Estado Lenir Argento”, através do Balé Popular do Piauí, com o número “A lenda de Zabelê”, coreografada por Sidh Ribeiro e direção de Frank Lauro.

A lenda indígena é bem representada pelo grupo de bailarinos. Há uma beleza dividida entre a plástica da criação e os signos de memória coletivizada a partir dos resultados de falas dos corpos que representam significantes e significados, apropriados de verdade e mímesis cênica.

Em seguida foi a vez de outra ilustre convidada, Cia. de Homens e seu + novo trabalho, segundo José Nascimento, preparado para atender ao período junino. A coreografia “Quabípede” tem a assinatura de José Nascimento. A peça de equilíbrio estético bem definido apresenta memórias orais e visuais do cotidiano rural do vaqueiro.

Samuel Alves, Adriano Abreu, José Nascimento e Felipe desempenham um coletivo de corpos para sincronia muito agradável. Em metamorfose lingüística a partir da palavra título do espetáculo, a Cia. de Homens tem provado que insistência na técnica e talento depurado constroem respostas irrefutáveis, quando o assunto é cena sensível e científica.

Da melhor prata da Casa viu-se a apresentação da Oficina Alfabetização do Corpo – 3ª. Idade, coreografiaArrasta Pé”, coreógrafas Vanice Oliveira e Bid Lima. Um gracioso conjunto de energia e bom humor representado pelas jovens senhoras do Teatro João Paulo II.

Outros números do contemporâneo do Teatro Municipal João Paulo II rechearam o Arraiá da Casa. Fernando Freitas brindou o público com duas coreografias, a “Labuta Mermã”, com as alunas da Oficina de Dança Contemporânea – Adulta e “Xote das Moças”, com as dançarinas da Oficina de Dança de Salão.

Beth Bátalli, com sua Oficina de Dança Contemporânea – Infantil, mostrou a coreografiaMenino e Menina”. Sem nunca perder o ritmo, os meninos e meninas da Oficina não estavam prosa, representaram-se muito bem, obrigado.

A última atração da noite, também convidada, veio do Colégio Agnelo Pereira e a mostra de seu Projeto Mais Educação. A coreografiaLendas do PiauÍ”, de Vitor Kakau, mostrou através da arte e cultura visitadas a importância de investimento em atividades transversalizadas. O grupo de crianças orgulhosamente demonstrou segurança na defesa de sua manifestação planejada.

Foi um Arraiá quente, participativo. A Praça Aberta muito prestigiada por gentes de todas as idades e matizes. As comidas típicas oferecidas aos convidados, preparadas pelo gourmet João Vasconcelos, um sucesso à parte.

O Pátio do III Arraiá São João Paulo II coloriu-se do céu ao chão. Risos de olhos a larga alegria da comunidade cultural tão bem representada nos números vistos. O evento de sucesso, também nas edições anteriores, veio confirmar que gente é pra brilhar como vaticina o poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário