quarta-feira, 15 de junho de 2011

Panorama à nova ponte


por maneco nascimento

Uma boa novidade preencheu a abertura da 35ª. Edição do Encontro Nacional de Folguedos, ocorrida a partir das 9 horas da manhã do dia 15 de junho de 2011, na Galeria do Clube dos Diários.

Estavam lá os brincantes com suas riquezas de pedrarias, lantejoulas e penas e toda uma verdade genuinamente popular na verve do Bumba-meu-Boi “Imperador da Ilha”. Também compunham a manhã a imprensa, artistas, curiosos, políticos, representantes do governo do estado e da prefeitura.

A boa novidade já se impunha a partir da simplicidade da ornamentação, sem pompas nem petulância, criativa. A acuidade estética e de bom gosto compensou o discurso governamental de quebradeira financeira.
Um mastro com as imagens populares dos santos juninos, bandeirolas de seda, painéis e stand aos divinos São João do carneirinho, Santo Antonio e São Pedro. Uma mesa farta de comidas típicas também recepcionou os convidados. 

Abertura bastante prestigiada, tinha na recepção dos convidados toda a comissão dos folguedos vestidos a caráter. Já que folguedos, trajes caipiras. Sacada de figurinista. A presidente da Fundac, Bid Lima, uma rainha caipira com uma elegância, beleza e bom humor indispensáveis.

As atrações culturais encheram o salão de festa. Do bairro Cidade nova veio o “Imperador da Ilha”; da Escola de Dança do Estado “Lenir Argento” viu-se do repertório do Balé Popular do Piauí a “Lenda de Zabelê” e do Teatro Municipal João Paulo II, a Oficina Alfabetização do Corpo – 3ª. Idade, o público conferiu um trecho do espetáculo “Arrasta Pé”.

Um novo panorama desses novos tempos de criatividade para superar as adversidades. Salão lotado. Arte, cultura e cruzamentos de identidades. As alegrias juninas foram lançadas para se concretizar na semana de 20 a 26 de junho de 2011, no Parque Olímpico do Albertão.

Procotolos flexibilizados e humor incontestável e saudável de Bid Lima deram um refresco diferenciado no oficioso momento das falas político-governamentais. Há uma boa novidade no panorama à nova ponte cultural do estado. Uma alegria sincera e de poder criativo tem povoado os dias da Fundac, gostem ou não os de sentimentos contrários.

Com risos, mimos do povo, lantejoulas, pedrarias, bandeirolas e muita energia popular ratificando a antropologia cultural o 35º. Encontro Nacional de Folguedos. O evento chega como Mostra Cultural dos grupos convidados. O prêmio será da cidade, do estado e das infindáveis manifestações que enfeitarão os sete dias de folia junina.

O que se vê nessa ponte aberta: cultura, cidade, cidadania, arte e identidades em pertencimento confirmado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário