terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Passarela de Momos e Rainhas

por maneco nascimento

O último dia 05 de Fevereiro de 2011 abriu alas, no Jockey Clube de Teresina, para o concurso de escolha e Coroação das majestades Rei e Rainha da Terceira Idade e Rei Momo e Rainha do Carnaval 2011, numa realização da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

O Clube ficou pequeno para público, torcidas organizadas, promotores, autoridades e a bateria da Ziriguidum que, ao seu tempo de samba, não deixou a passarela esfriar. Garra exposta, energia dirigida, molejo, graça e esplendor ao ensaio da majestade em construção foi o que se presenciou na noite de entradas e estandartes da folia momesca.

                                                        (foto: arquivo portal ODia.com)

Na comissão de julgamento, numa difícil tarefa, a espetacular Elke Maravilha, seguida de perto pela coreógrafa Nazilene Barbosa, a atriz, figurinista e Presidente da FUNDAC, Bid Lima, o carnavalesco, Pereira Falazar, a Miss Piauí 2010, Lana Lopes, o produtor cultural, Jorginho Medeiros, a empresária, jornalista e Rainha do Carnaval 2000, Bárbara Sampaio.

Os outros sete julgadores foram o diretor pedagógico do Instituto Embelleze, Marcos Lima; os empresários, Diego Oliveira e Joselene Claudino e os jornalistas Rodney Gonçalves, Cleane Leal, Péricles Mendel e Indira Gomes.


A herança da festa de preparação aos dias momescos, com a escolha da realeza do carnaval, tem origem na mitologia grega. Momo, filho do Sol e da Noite, é conhecido como o deus da sátira, do sarcasmo, do culto ao prazer e ao entretenimento, do riso, da pilhéria, das críticas maliciosas. (Pereira, Terezinha. O Rei Momo: mitologia grega, circo, carnaval e cinema. Almanaque Carioca/Arte e Cultura, 5/02/2010, 6h:55m)


Segundo o mito, solicitado para opinar sobre obras de Zeus, Atena e Prometeu, Momo teria feito severas críticas aos feitos de seus pares que, irados, o expulsaram dos campos olímpicos e paradisaicos, tendo caído na Terra. Em solo terrestre ficou para tirar o “sossego” dos homens. (Idem)


No entrecruzamento mitológico, a cerimônia de coroamento de Momo como rei, remete ao tempo da Roma antiga. Na cultura ibérica, o rei era obeso como significado de fartura e abundância. O eleito era escolhido entre os mais belos soldados da tropa romana. Durante seu reinado podia brincar, comer, beber e fazer o que tivesse vontade durante curta realeza. (Idem)


Aos fins dos festejos era levado ao altar do deus Saturno para ser sacrificado. Morto, o rei era velado e enterrado com todas as honrarias de “um chefe de estado”. Rei morto, rei posto. A cada ano um novo rei Momo era eleito. (Idem)


Na Grécia antiga, registros históricos dão conta que os primeiros reis Momos, de que se tem notícia, desfilavam em festas de orgia por volta dos séculos 5 ou 4 a. C. Geralmente o escolhido era alguém gordinho e extrovertido, daí, talvez, viria a inspiração para a folia brasileira. (“Qual a origem do Rei Momo?”, da Revista Mundo Estranho, web.)


Extroversão e samba no pé não faltaram aos concorrentes a Momo da cidade de Teresina, na noite de 5 de Fevereiro. Candidatos altos, médios, baixos, robustos e também bailarinos. Elke Maravilha muito elogiou a perfórnance dos bailarinos Kleo de Santis e Miguel Ângelo. Desenvoltura e evolução impecáveis, mas fora do perfil de tradição de realeza de Momos.

As coroas para o  Rei e Rainha da Terceira Idade assentaram na cabeça de Sebastião da Costa Coutinho e Geralda Alves de Oliveira Moura, respectivamente.

                                                        (foto: arquivo portal ODia.com)

A coroação ao título de Rei Momo 2011, coube a João Paulo Ferreira de Oliveira, dono de um determinado gingado sob a abundância de seus 151kg. A beleza, simpatia e molejo aplicados de Mara Beatriz da Silva Santiago conquistaram o jurado. A beldade foi coroada Rainha do Carnaval de Teresina, deste ano.
                                                        (foto: arquivo portal ODia.com)

Reis e Rainhas postos. Deixa o carnaval passar na passarela do samba.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário